JMAinAZ e seus dirigíveis… olhe para o alto!

Se você abrir o dicionário e procurar o que significa a termo dirigível, verá que se refere a qualquer objeto que pode ser dirigido, ou, caso seja possível ampliar a busca, verá que existe também o que se denomina de balão dirigível, isto é, uma aeronave que pode ser controlada, pois sua estrutura é mais leve do que o ar. Portanto, quando se fala dos dirigíveis do JMAinAZ, se fala de uma criação para o RCT3 que trás uma engenhosa máquina de voar que marcou a história da aviação, sobretudo se lembrarmos dos zepelins – um dos modelos de balão dirigível mais marcantes e conhecidos de todos os tempos.

 

Dito isso, não é preciso fazer novas descrições para afirmar que o JMAinAZ trouxe os dirigíveis para o RCT3, apresentando-os em vários modelos e estilos, todos com a assinatura de um dos designers que melhor domina a arte de elaborar CSOs animados, não é a toa que o designer já mereceu dois posts no lassoares-rct3 que, no ano de 2010, destacaram seu trabalho com as animações: o primeiro apresentou o Animated Flags ou bandeiras animadas, um trabalho que resultou em 2 ótimos sets; o segundo um conjunto de 4 CSOs que oferecem distintos tipos de ventiladores, muitos deles com animações de extrema qualidade. Portanto, antes mesmo de destacar as qualidades do mais novo trabalho do JMAinAZ é preciso reconhecer que os sets criados por este designer são sinônimos de animações e de absoluta qualidade.

 

Qualidade e animações, são palavras que igualmente úteis para descrever o atual trabalho apresentado pelo JMAinAZ – o Animated Blimps – que, como já mencionado, trás um conjunto de 4 dirigíveis subdivididos em distintos tipos que incluem os Custom (dirigível estático com billboard para inserção de imagens), os Motion (dirigível animado que realizada giros que alcançam um raio de 160 metros ou 40 tiles do RCT3) e os Shadow (dirigível de vários modelos com sombra). Em suma, 11 diferentes combinações que deixarão os parques do RCT3 ainda mais divertidos, basta olhar para o alto!

 

JMAinAZ e seus dirigíveis… olhe para o alto! (lassoares-rct3)

 

Dentre as várias qualidades do Animated Blimps, um dos pontos que mais chamou a atenção durante o teste foi a simplicidade da modelagem, me refiro a precisão dos traços, pois os modelos apresentados não são excessivamente detalhados e, portanto, possuem ótima resolução e poucas faces, o que proporciona um difícil equilíbrio entre realismo e resolução. Como se sabe, muitos dos CSOs criados para o RCT3 possuem um número elevado de faces (high poly) o que gera ao mesmo tempo, realismo (modelagens perfeitas) e problemas de resolução, sobretudo quando afastamos a imagem. É justamente este o equilíbrio alcançado pelo JMAinAZ, pois ainda que os modelos apresentados sejam bastante realistas, o número de faces não é alto e, como dito, bastará olhar para o alto para ver um dos modelos criados voando pelos céus do RCT3.

 

Por essa razão, acredito que o Animated Blimps é um set indispensável para aqueles que querem trazer um novo visual para os cenários criados no RCT3, principalmente quando observamos a imagem abaixo (elaborada durante o teste do CSO) que destaca a já mencionada qualidade de modelagem das peças criadas pelo JMAinAZ, neste caso, o GoodYearBlimp, que além da excelente modelagem, trás uma ótima textura.

 

 

GoodYearBlimp in Animated Blimps (JMAinAZ) lassoares-rct3

 

Não posso deixar de falar dos modelos animados, como dito, os mesmos são listados com o termo Motion. Ao todo o  JMAinAZ criou 3 modelos animados, o GoodYearBlimpMotion que também possui uma versão estática com sombra e sem sombra, o RecolorableBlimpMotion e o ZepplinMotion igualmente acompanhados pela versões estáticas com sombra e sem sombra. Como mencionado, os modelos animados farão um percurso fixo de 160 metros, portanto, cobrem diferentes espaços do RCT3, incluindo as áreas que estão além dos limites do parque. A animação, mais propriamente, o sobrevoo dos dirigíveis é absolutamente perfeita, isto é, os dirigíveis voam suavemente sobressaltos ou falhas de animação.

 

Portanto, o trabalho apresentado no Animated Blimps reforça a definição do JMAinAZ como um dos designers que melhor domina este tipo de recurso. Entretanto, há um detalhe a ser lembrado, um detalhe que pode ser incômodo. Caso você decida excluir qualquer um dos dirigíveis animados inseridos, será preciso esperar que o mesmo retorne ao ponto de inserção. Em outras palavras, imagine que você inseriu o dirigível no ponto A, por ser uma animação que percorre 160 metros em círculo, será preciso esperar que a animação regresse ao ponto de partida A para excluí-lo. Desta forma, não será possível excluí-lo em qualquer outro ponto ao longo do percurso.

 

Mas como lembrar qual foi o ponto de inserção? Pois é, esse é o principal problema, pois nem sempre nos lembramos. Neste caso, o  próprio JMAinAZ oferece uma solução: sabendo que o percurso do dirigível é semelhante a volta dos ponteiros de um relógio, bastará lembrar que o ponto de inserção é próximo a posição das 9 horas, isto é, observe uma volta completa e imagine o ponto indicado. Não gostou? Então há outra opção, mas para usá-la é essencial que as sombras estejam ativas.

 

Sombras ativas? Isso mesmo, muitos dos jogadores de RCT3 não se lembram que o jogo oferece três opções de configurações gráficas que incluem: sem sombra, com sombra estática ou com sombra dinâmica. Particularmente, costumo configurar na primeira opção, pois quando os parques estão muito grandes ou quando quero fazer imagens específicas as sombras, apesar de ajudarem no realismo, causam alguns problemas. Se esse for o seu caso, você precisará reconfigurar, para tanto siga os passos abaixo:

 

1. Clique no menu Files and Options e depois no menu Game Options.

 

2. No browser do Game Options, localize na parte superior direita o ícone denominado Graphic Settings.

 

3. Neste momento localize a opção Shadows e pelo menu suspenso escolha Dynamic (para determinar que a sombra se mova conforme a posição do sol) ou Static (para que a sombra fique fixa).

 

4. Com isso você verá a sombra do dirigível animado (ponto de inserção) e saberá exatamente onde o mesmo foi inserido, consequentemente, poderá excluí-lo quando o mesmo chegar ao ponto indicado pela sombra.

 

Enfim, de uma forma ou de outra, espero que os animated blimps criados pelo JMAinAZ continuem nos céus de seu parque, o que proporcionará uma série de cenas cinematográficas, dignas de uma série de fotos ou de um vídeo promocional, postado pelo designer no Youtube.

 

Animated Blimps (JMAinAZ) lassoares-rct3

 

Só falta clicar no link e baixar o espetacular Animated Blimps do JMAinAZ. Depois de baixar e extrair o arquivo, bastará copiar e colar a pasta JMAinAZ_Blimp na pasta Style/themed do RCT3. Ao abrir o RCT3, vá ao menu Walls, Roofs and Buildings e encontre os dirigíveis do JMAinAZ, se precisar de uma traçado com 45 graus de inclinação e textura animada, clique na peça bônus (ela é justamente o que sugere, uma peça extra). Para todo o restante, insira os dirigíveis e como sugerido no título do post, olhe para cima!

 

Espero que gostem e até breve.

 

Lassoares Jul./2012

9 comentários:

Guilherme disse...

Oi Lassoares!
embra do UP RCT3? Pois é, eu vou criar um novo blog, sou o dono no UP que faliu... xD
Parceria? de novo
http://thunderrct3.blogspot.com.br/
o blog ainda é noov, mas vou melhorar ele...
Ah, posso postar uns vídeos seus?

Lassoares disse...

Guilherme: claro que lembro! Beleza, mas peço um tempinho, pois anunciarei algumas mudanças no tag de parceiros. Pode ser?

Guilherme disse...

Yep :D
Também não anunciarei já a parceria, quero fechar com mias blogs...

Guilherme disse...

Ah, o blog está divino com esse layout.

Lassoares disse...

Guilherme: fechado! Só peço que me avise quando estiver tudo ok. Pode ser?

Lassoares disse...

Guilherme: ah! vale mesmo cara, legal saber que você gostou! Até mais!

Guilherme disse...

Pode sim. E de nada :D

Guilherme disse...

Acho que está tudo pronto... Vou postar seu blog e o do outro parceiro ainda hoje. Ok?

Lassoares disse...

Guilherme: beleza! ainda estou definindo alguns detalhes para anunciar mudanças na apresentação dos parceiros, mas assim que possível farei o mesmo. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV