Uma herança, um CSO para coasters, uma criação ideal para parques itinerantes!

Pois é, não é novidade lembrar que os alemães adoram parques itinerantes e evidentemente que isso se reflete na geração de inúmeros custom para o RCT3. Sendo assim, não é difícil entender por que os designers alemães realizam tantos projetos deste tipo e o maior exemplo disso é o grande número de CSOs presentes no banco de dados do k-rides que, como já citado em um post do lassoares-rct3, oferece inúmeras criações para esta finalidade.

Foi justamente depois de realizar inúmeras visitas ao k-rides que pude ter mais clareza sobre a forte relação que os alemães possuem com os parques itinerantes. Para nós brasileiros tal relação não deveria ser diferente, afinal quase todos que aqui vivem já passaram boas horas se divertindo em parques de temporada que de tempos em tempos se instalam em diferentes bairros e cidades e depois se vão. Ora, isso me fez pensar: será que de alguma forma o Brasil e a Alemanha tem uma herança de diversão e alegria que nos aproxima aos parques itinerantes?

Pode ser que sim, na verdade o que parece certo é que os alemães adoram se divertir em parques de diversão e, seja qual for o tipo, o porte e o nome destes parques, a opção pelos poderosos e gigantescos parques temáticos não elimina a beleza dos parques itinerantes. Dito de outra forma, quando se fala em parque de diversões no RCT3 se fala também em parques itinerantes e não somente dos grandes parques temáticos que tão bem se enquadram no imaginário e na cultura norte-americana.

Mas e o RCT3, como ele se relaciona a isso? Simples, a relação está no fato de que o RCT3 é capaz de unir dois mundos em um só tema, o mundo dos parques temáticos e o mundo dos parques itinerantes, ambos sustentados na alegria e na diversão, ambos explorados por aqueles que adoram a fantasia proporcionada por qualquer tipo de parque. Com isso, começamos a entender porque os alemães desenvolvem parte de suas criações tendo os parques itinerantes como destino. Para eles, o RCT3 não se separa das cenas reais e da alegria vivenciada nos parques e nas atrações itinerantes por eles visitados. Se não fosse assim, os norte-americanos não seriam especialistas em parques temáticos de grande porte, basta lembrar que muitos dos grandes parques estão presentes em seu cotidiano.

Dito isso, já é hora de conhecer os Freimarkt, ou melhor, as feiras livre da Alemanha. Talvez melhor seja dizer Isha Freimaak, traduzido como: o mercado é livre ou é tudo mercado livre. Em outras palavras, um mercado onde qualquer comerciante pode vender seus produtos sem qualquer tipo de restrição, uma ideia iniciada na idade medieval quando a venda de determinados produtos era controlada pelos reis e pela igreja. Portanto, nos dias do Freimarkt, era tudo livre. Isso nos leva ao StephanBSKirmes AlpenExpress do stephanbrunswik, um CSO para coasters, uma criação ideal para parques itinerantes, mas lembre-se: Isha Freimaak!


Isha Freimaak! Um CSO do stephanbrunswik para Parques Itinerantes


Um CSO para coasters? Sim, um set que permitirá a elaboração de um cenário com suportes, estação, túnel, painel de fundo e cercas laterais. Por isso, o chamei de CSO para coasters, já que seu uso é para a montagem específica de uma montanha-russa que, não por acaso, foi inspirada em uma atração de uma das tantas Freimarkt existentes na Alemanha. Na verdade, não pude constatar com total exatidão a inspiração do stephanbrunswik, mas é quase certo que StephanBSKirmes AlpenExpress é inspirado em uma antiga atração que, dentre outros locais da Alemanha, esteve há alguns anos atrás na Bremer Freimarkt.

Infelizmente não encontrei fotos de boa qualidade que pudessem explicitar tal relação, no entanto a foto postada no ride-index.de e juntamente com as três imagens apresentadas no ridesonline.michelfeit.de auxiliam nessa tarefa. No tópico de divulgação do AlpenExpress postado pelo stephanbrunswik no fórum do k-rides também não há referências diretas quanto a isso. Entretanto, se somarmos algumas pistas, a imagem abaixo (elaborada durante o teste do CSO) e alguns dos comentários dos usuários do k-rides nos aproximaremos da ideia já apresentada e veremos que o CSO criado pelo stephanbrunswik tem relação com a antiga atração que por um tempo esteve na feira livre de Bremer, uma construída pela Peer Nülken (uma empresa de Hamburgo) que segundo seu próprio site, vendeu ao Alpen-Express para um parque de diversões vietnamita.



StephanBSKirmes AlpenExpress (stephanbrunswik) lassoares-rct3


Como dito, a imagem acima reforça a tese de que o StephanBSKirmes AlpenExpress é inspirado no Alpen-Express criado pela Peer Nülken, seja o pequeno espaço ocupado (10 x 18 tiles), seja o estilo das peças, sobretudo grande painel posicionado ao fundo com o luminoso escrito Aspen Express indicam que trata-se de uma reprodução inspirada neste nostálgico freimarkt-attraktion. Da mesma forma, não se pode esquecer que o  stephanbrunswik  é um entusiasta seguidor dos parques itinerantes, exemplo disso, é o CTR Autoscooter divulgado no blog em Maio de 2012, que também é inspirado em um freimarkt-attraktion, portanto, ainda que não haja uma frase ou uma imagem que confirme, tudo parece levar ao mesmo destino, a saber: a forte relação que os alemães possuem com os parques itinerantes, neste caso, com o já distante Alpen-Express.

Enfim, o StephanBSKirmes AlpenExpress dará vida a uma simpática e animada coaster do tipo Mine Ride Train que tanto poderá ser parte das atrações de um parque temático ou de um parque itinerante. Sendo assim, baixe esta excelente criação e experimente este freimarkt-attraktion. Antes, no entanto, é preciso lembrar dois detalhes: primeiro que os arquivos hospedados no k-rides só podem ser baixados por membros cadastrados no site, sendo assim, se você não é registrado ao não fez o login, faça-o para depois clicar no link e fazer o download.

Segundo, o StephanBSKirmes AlpenExpress é um CSO que oferece peças sob medida para construir uma Mine Ride Train Coaster, portanto, não é um CTR e sua instalação deverá ser feita como qualquer outro CSO colocando a pasta StephanBSKirmes AlpenExpress (que aparecerá depois de extrair o arquivo baixado) na pasta Style/Themed.  Mas fique atento ao fato de que o mesmo arquivo baixado também trará um arquivo .trk, ou seja, um modelo de traçado já montado pelo stephanbrunswik que se encaixa com precisão nas peças que acompanham o CSO. Este arquivo, denominado [MineRide]Alpen-Express.trk, deverá ser instalado na pasta Documents\RCT3\Coasters e poderá ser aberto a partir do menu coaster do RCT3 no ícone da Mine Ride Train Coaster.

Só há um detalhe: os testes realizados sugerem dois resultados: a) ou meu RCT3 está com problemas, especificamente para carregar traçados deste tipo de coaster ou b) o arquivo .trk criado pelo stephanbrunswik está com problemas que não sei explicar, pois ninguém com. De qualquer forma, sugiro que você o teste o original e caso não funcione, clique neste link para baixar um .trk alternativo feito por mim, ele reproduz o traçado original criado pelo stephanbrunswik. Já fiz alguns testes e ele funcionou perfeitamente.

Espero que gostem da novidade e caso queiram ver o Alpen Express do stephanbrunswik funcionando para assim reconhecer o traçado e a posição das peças que compõe o CSO assista a este vídeo. E se quiserem ler uma rápida e interessante crônica sobre o olhar de um estrangeiro que visitou o, antes citado,  Bremer Freimarkt e viu a íntima relação entre os alemães e as feiras, parques e festivais, clique aqui.

Até breve.

Lassoares Jun./2012.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nao tem outro jeito de baixar?? eu nao consigo me cadastrar la de jeito nenhum, quado eles mandam o email de confirmaçao, eu clico no link pra confirmar, aparece PAGINA NAO ENCONTRADA, ai tem o outro link caso vc nao consiga no primeiro, eu clico la aparece pagina nao encontrada dnv, ai eu nao consigo fazer nada.. tem como colocar o download direto ai?? VLW

Lassoares disse...

Anônimo: vc já tentou logar com o usuário e senha usados, mesmo sem conseguir ir para esta confirmação?

Anônimo disse...

cara eu nem to achando o lugar do login, ja procurei em tudo só tem registrar la..

Lassoares disse...

Anônimo: isso mesmo, se vc ainda não é registrado, precisará fazer isso primeiro e depois logar. De qualquer forma, procure na parte superior da tela o item Anmelden (Entrar em), depois do registro será esta a sua porta de entrada para logar. Até mais!

Unknown disse...

Lassoares, então... eu estou criando um parque de diversões. Só que não quero que ninguem vejá as minhas ideias para não copiar, e eu preciso de algumas dicas. Sera que vc não pode passar algum e-mail seu para eu mandar algumas fotos e vc opinas sobre elas ? Agradeço .

Lassoares disse...

Guilherme Fonseca: neste caso, me envie seu e-mail e me comunico. Até mais!

Postar um comentário




Lassoares-rct3

ANO IV